Vai nascer a “NEM Portugal”, plataforma espelho da europeia NEM (New European Media), cuja missão é dar voz aos novos media portugueses na Europa e contribuir para o crescimento das exportações neste setor da economia.

O lançamento da “NEM Portugal” vai ter lugar a 9 de setembro na Casa da Música (Porto), a partir das 10h00. No evento participam Jean-Dominique Meunier, chairman da NEM Europeia, e alguns dos maiores produtores e distribuidores de novos media em Portugal: PT Inovação, RTP, Vodafone, NOS, Público e Câmara Municipal do Porto.

Apps, online, multimédia, jogos, vídeos são algumas das palavras-chave dos novos media, um setor emergente em Portugalque contribui ativamente para o aumento das exportações dos produtos culturais, segundo o estudo “A cultura e a criatividade na internacionalização da economia portuguesa”, divulgado pelo Governo português no início do ano.

Neste contexto, e respondendo a um desafio lançado no âmbito do Pólo TICE.PT (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica), o INESC TEC vai liderar a criação da plataforma “NEM Portugal”, com o apoio da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.

“Esta plataforma nasce para alavancar a interação dos atores portugueses com as plataformas europeias e assim alinhar os interesses nacionais com as estratégias a nível europeu. Pretende-se ainda estimular a formação de consórcios que concorram, de forma mais competitiva, a fundos europeus estruturais”, explica Vasco Lagarto, Presidente da Comissão Executiva do TICE.

“A NEM Portugal vai promover a preparação de projetos europeus que envolvam empresas da área criativa e tecnológica, com benefícios mútuos, e contribuir para a sua internacionalização. A área do audiovis ual e dos media está na transição de um mundo segmentado em mercados nacionais para um mundo globalizado e sem fronteiras, pelo que todas as ajudas à internacionalização são importantes.”, refere Artur Pimenta Alves, que lidera esta iniciativa no INESC TEC.

A “primeira pedra” do processo de criação da “NEM Portugal” é lançada na Casa da Música (Porto), no dia 9 de setembro, a partir das 10h00. O evento inclui os testemunhos da MOG, da Beactive e da PT Inovação, empresas portuguesas com atividade internacional relevante, sobre o que Portugal pode ganhar com este movimento. No âmbito de uma mesa redonda, subordinada ao programa Horizonte 2020, algumas dos produtores e distribuidores de novos media mais impor tantes emPortugal apresentam e debatem estratégias de posicionamento de Portugal neste setor. A criação da Comissão Instaladora da “NEMPortugal” e seu mandato é assinada às 14h30.

A “NEM Portugal” assume-me como uma plataforma espelho da iniciativa Europeia NEM, que visa apoiar o desenvolvimento de uma estratégia europeia para os novos media.

in LOCAL.PT, 5 de setembro de 2014

Share
This