Direção
Esta comissão envolve representantes de um máximo de dez membros importantes ligados aos Media Convergentes e Interativos, Media e Indústria de Conteúdos e Indústrias Criativas, incluindo:
- Representantes de dois clusters de apoio (obrigatório)
- Indústria (incluindo fornecedores de conteúdos)
- Instituições Académicas e de Investigação
- Associações de Utilizadores
- Operadores de Rede e Distribuidores
- PME
- Observadores de iniciativas relacionadas e organizações governamentais.
A Direção tem como objetivo definir uma visão estratégica e as orientações-chave para a iniciativa, por forma a tornar a visão da NEM Portugal numa agenda estratégica, estabelecendo os objetivos operacionais que permitam concretizar esta agenda.
Para os primeiros dois a três anos de esforços, a função da Direção será implementada pela comissão fundadora. A Direção, através da sua participação a este nível, estará a demonstrar o seu compromisso para um grande investimento ao nível de investigação no domínio da NEM para um período mínimo de 2 a 5 anos. Por forma a garantir um bom equilíbrio de interesses representados pela Direção, a comissão fundadora poderá convidar outros membros até que a AG eleja uma nova Direção.
O número de observadores na Direção não pode ultrapassar 15% do número total de membros da NEM Portugal.
Responsabilidades da Direção
A Direção é responsável pelo desenvolvimento e disseminação da Agenda de Investigação Estratégica da NEM.
A Direção é ainda responsável por assegurar que a iniciativa NEM Portugal é operada de forma aberta e eficaz, em que a participação de todos é bem-vinda e as estruturas são reduzidas, mas eficazes.
A Direção supervisiona a criação e funcionamento do Grupo Executivo, podendo ainda alterar a participação no Grupo se for apropriado para o funcionamento eficaz da NEM Portugal.